18 de jan. de 2012

Ai se eu te pego, BBB, Grande Mídia Brasileira, Hipocresia...



 
    Bah, num domingo desses (tedioso) perambulando por vários canais da TV aberta só me deparei com o Michel Teló prometendo pegar. Era na televisão do bispo, na televisão do Silvio Santos, até na rede dos Marinho o cara tava prometendo pegar. Não tenho ódio desse tipo de “artista”, apenas não baixo a música, não adiciono o vídeo, enfim não ouço no carro!
    Contudo esse tipo de “cultura” faz sucesso graças à mídia e à grande massa. É um tipo de manifestação que não permite nenhum tipo de postura crítica. Porém, revela um modo de ser, um contexto, ou como dizia o velho Freud manifesta desejos... Aliado a isto dá muito lucro para os envolvidos... é a “arte” servindo somente de objeto.
    Outro programa que não tenho ódio, mas que também não procuro assistir é o Big Brother Brasil. Contudo, o recente episódio do estupro me chamou a atenção. Procurei na internet e achei a famigerada cena. Para começo de papo, bêbado não perde a consciência, a não ser que entre em coma alcoólico, que não era o caso ali. Outra questão que chama atenção na calorosa cena é que há uma adequação dos corpos... nada contra a vontade do outro.
    O que tem a ver a música do Teló com o BBB? Oras, sábado à noite numa balada a galera começou a dançar... O “negão” tomou coragem, ... e o resultado foi visto na caliente cena do edredom. O que me deixa louco com tudo isso é que a mesma sociedade que canta, aprova, faz a coreografia de “Ai se eu te pego” é mesma que moraliza o ato do casal do BBB. Essas duas produções da Mídia das Massas só revelam estado de consciência e inconsciência das pessoas. Portando, menos hipocrisia e mais espírito crítico.
    Portanto, vocês que me leem agora saibam que a intenção da indústria cultural não é promover o conhecimento, porque conhecer levanta questionamentos, rompe paradigmas e necessita de novas respostas. Esse sistema incorpora nos participantes uma nova necessidade: a “necessidade do consumo”, geradora de mercadorias próprias para a venda e vinda do capitalismo e desta forma é possível representar e incentivar o produto ao invés do conhecimento. Não quero que esse tipo de mídia deixe de existir, só não quero seja esse o ÚNICO tipo de mídia a existir

4 comentários:

  1. Bah,a Globo oferece todos os meios para os "guerreiros" encherem a cara, mostrar o que foi um dos pontos mais acirrados na disputadissima entrada na casa (rostinho bonito e bumbum), além de um número inferior de camas para os participantes, instigando-os a dormirem juntos e sabe lá o que fazerem. Enfim, não tirando a ousadia do rapaz que se aproveitou do estado da moça desavisada dos "perigos" de beber, beijar e dormir de conchinha, a grande responsável por instigar tal acontecimento foi a Rede Globo, esta sim deveria ser melhor investigada e acusada por violar não só a "moralidade"da jovem mas de todos os brasileiros.

    ResponderExcluir
  2. Seu texto só me deixa mais convicto de que "Ai se eu te pego" e "BBB" são simples MERDAS. Abraço professor

    ResponderExcluir
  3. ta certo muito certo ! fico feliz por ter tido a oportunidade de estudar e aprender com voce sergio cara totalmente mente aberta! ee isso è muita ipocrisia oo tal do BBB cem acrscentar nada contra mas tambem nada a favor não tem sentido, nem fundamento , uma casa com varias pessoas convivendo junto,isso temos em nòssas casas ! creio que o brasileiro ta dechando leva pelas aparencias, temos que ver o que ocorre atras dos bastidores! por que NÃO MOSTRAM ISSO PARA O PUBLICO ??

    ResponderExcluir
  4. Domingo a tarde é o dia perfeito em que a TV aberta embriaga as pessoas com todo tipo de porcaria. 99% da programação do domingo não têm outro objetivo senão tornar o brasileiro mais alienado. O que vemos agora é um cantor que faz sucesso com sua música "mais alto grau de poesia" com : assim você me mata, ai se eu te pego.Enfim uma maneira bem divertida de promover a baixaria e a pornografia. Mas hoje o povo na sua maioria adora uma baixaria, uma desgraça e se deleita com tudo isso, afinal maior parte desse povo só tem como diversão e descanso a TV aberta. Infelizmente outro programa que já deu o que tinha que dá é o tal do BBB, se tornou uma coisa tão repetitiva que outras emissoras copiaram o formato do programa. Porém para alavanca o ibope acontece esse tal de estrupo que fez com que os níveis de audiência crescessem números incríveis. A polêmica é a tona do momento, é só recordar os irmão sertanejos que estavam em baixa por conta da onde do sertanejo universitário; após uma briga reapareceram em vários canais da TV aberta, tudo por que o povo adora uma polêmica.Mas existem canais e programas alternativos muito interessantes que estimulam o pensar crítico. Eu particularmente gosto de muitos filmes e programas exibidos no canal 2 daqui a TV Brasil. Ou TVE, TV cultura, Paraná educativa, TV futura.

    ResponderExcluir