1 de mar. de 2010

O que é senso comum?

DEFINIÇÃO DE SENSO COMUM:

Senso comum é um saber que nasce da experiência quotidiana, da vida que os homens levam em sociedade. É, assim, um saber acerca dos elementos da realidade em que vivemos; um saber sobre os hábitos, os costumes, as práticas, as tradições, as regras de conduta, enfim, sobre tudo o que necessitamos para podermos orientar-nos no nosso dia-a-dia: como comer à mesa, acender a luz de uma sala, ligar a televisão, como fazer uma chamada telefônica, apanhar o autocarro, o nome das ruas da localidade onde vivemos, etc.,etc...



TEXTO FILOSÓFICO SOBRE SENSO COMUM:

Mas como deve ser caracterizada a atitude que é por essência a atitude originária, o modo de ser histórico fundamental da existência humana? Respondemos: é evidente, por razões de geração, que os homens vivem sempre em comunidades, família, tribo, nação, as quais, por sua vez, estão elas mesmas articuladas, de modo mais ou menos complexo, em diversos grupos sociais particulares. A vida natural pode ser caracterizada como uma maneira ingenuamente directa de viver no mundo, mundo de que possuímos sempre, de uma certa maneira, consciência, enquanto horizonte universal, mas que não é, contudo, temático. Temático é aquilo para o qual se está orientado. A vida desperta consiste sempre em estar orientado para isto ou para aquilo, como um fim ou como um meio, como qualquer coisa de relevante ou de irrelevante, de interessante ou de indiferente, de privado ou de público, de quotidiano ou de novo.


E. Hurssel, La Crise des Scienses européennes et la phénoménologie transcendantale. Paris. Gallimard. 1976,p.361 (adpt.).


Atividades avaliativas:

1) Qual a mensagem que a figura nos transmite?

2) Na tua visão o senso comum é importante para o dia-a-dia? Por que?

3) segundo o filósofo Hurssel sempre temos uma maneira de ver o mundo. Essa maneira pode ser orientada por alguém? Justifique.

4) diz o filósofo: "A verdadeira filosofia é aprender a ver o mundo" como vc interpreta essa colocação no que diz respeito a atitude natural?

17 comentários:

  1. 1) Qual a mensagem que a figura nos transmite?

    R: A figura nos mostra que muitas vezes a sociedade se restringe a fazer sempre a mesma coisa, sem querer saber o porquê, sem questionar, fazem tudo por impulso e continuam aceitando tudo como está, mesmo que isso esteja desigual entre as pessoas.

    ResponderExcluir
  2. resposta nº2 : é importante sim !Porq tudo o que passamos no nosso dia a dia é uma coisa natural, e as vezes seguimos certas coisas sem percebermos que podem ser apenas ilusões, vividas por nos mesmo no nosso cotidiano :D [/nemseisetahcerta!
    CONCLUSÃO : sim,porque com ele a gnte sensa kk'

    ResponderExcluir
  3. Resposta nº 3: Sim, o “tio” Hurssel está certo [-q]; cada um tem uma maneira diferente de ver o mundo mais isso sempre tem a influência de alguém, de alguma atitude tomada por alguém da sociedade, e há também quem tente nos influenciar por meio de propagandas, textos, etc.

    ResponderExcluir
  4. 4)respoosta : temoos que ver o mundo da maneira que ele é, dentro da realidade, porq ele naum eh feito somente de coisas positivas mais tbm de negativismo. Dentro da atitude natural vemos o mundo sem pensar ou seja "o verdadeiro mundo " aquele que não é perfeitoo mais sim aquele que passa por mts dificulades aquele qe falta mto para ser perfeito.
    Aprendemos a ver o mundo de verdade quando olhamos e paramos pra refletiir ,sob o que estamos fazendo .

    ResponderExcluir
  5. Prontinho professor!A atividade foi resolvida em dupla agora só aumentar um pontinho na minha média e na da Luana,tá? –q :)~

    ResponderExcluir
  6. Isso aiii kkkkkkk'
    O blooog tah mt legaal :D
    Agr podemoos filosofar naa escola e em ksa! qe emoçãao t.t // Vlw professor !

    ResponderExcluir
  7. Muito legal este blog ajuda bastante a tirar algumas dúvidas dos alunos,e ajuda na forma de muitas pessoas pensarem e tirar seu conceito sobre filosofia muito legal
    Ass:Paulo felipe
    1*1

    ResponderExcluir
  8. Obrigado!!! Ajudou bastante e tirando minhas duvidas!!!

    ResponderExcluir
  9. No Obrigadaa Tb Vcs ai Agradeço Mt Tb Pois Estou Aprendeno Tudo de De senso comun

    ResponderExcluir
  10. agradeço KKK agr quero ver eu não passar nessa bagaça

    ResponderExcluir
  11. Parabéns,as respostas ficaram ótimas 😱, aprendi muito

    ResponderExcluir
  12. A resposta de número cinco

    ResponderExcluir
  13. Kkkk estou Aqui tentando responder kkk

    ResponderExcluir